Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
29/03/2024
|

Financiamento imobiliário ainda pode crescer mais, diz Abecip

Posted by Fred Rangel
Comment
13
dez

Dezembro/2012 – DCI
O presidente da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Octávio de Lazari Júnior, acredita que o crédito imobiliário no País ainda tem espaço para se desenvolver nos próximos anos.

Neste ano, porém, o crédito imobiliário passou por uma forte desaceleração. Lazari ponderou que essa desaceleração foi positiva, pois refletiu o freio de arrumação do setor, em que as empresas se reorganizam depois de problemas operacionais “O empresariado ficou mais maduro”, disse, acrescentando que o crescimento daqui em diante será mais sustentável, sem grandes variações.

Em relação aos recursos (funding) para o crédito imobiliário, Lazari disse que eles estão garantidos até ao menos 2015, tendo em vista a desaceleração no setor de construção associado aos bons níveis de captação por meio da caderneta de poupança. “De janeiro a outubro, a captação da poupança somou R$ 27 bilhões”, disse. Ele acrescentou que outras ferramentas de funding, como os covered bonds, estão sendo desenvolvidas.

Os comentários de Lazari foram feitos ontem durante palestra na mesa-redonda sobre as perspectivas para o Brasil e o mercado imobiliário.

O mercado imobiliário em São Paulo deve apresentar uma retomada em 2013, de acordo com avaliação de Basílio Jafet, presidente da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci-Brasil).

Em relação às medidas de desoneração fiscal anunciadas na terça-feira pelo governo federal para as empresas de construção, Jafet disse que o impacto será positivo, principalmente porque as construtoras vinham trabalhando com margens de rentabilidade muito estreitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *