Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
26/04/2024
|

Capital projeta 150 km de corredores até 2016

Posted by Fred Rangel
Comment
24
abr

Abril/2013 – Diário de São Paulo

Prefeitura anuncia faixas exclusivas para os coletivos em vias principais com trânsitos mais intenso.
A Prefeitura pretende construir 147 quilômetros de corredores de ônibus e 12 terminais nos próximos quatro anos. Os corredores serão instalados em importantes vias das zonas Sul e Leste, as mais movimentadas de São Paulo.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Estão previstos R$ 93 milhões de investimento no desenvolvimento do projeto e outros R$ 6,1 bilhões em obras. As obras acontecem de janeiro a 2014 e junho de 2016.
A ideia é atingir 460 quilômetros de corredores nos próximos 12 anos.
“A prioridade na atual gestão é a democratização do sistema viário entre ônibus e carros”, afirmou o secretário.
Pelo projeto, serão implantados corredores nas avenidas 23 de Maio, Berrini, Sabará, Miguel Yunes, Carlos Caldeira, Cocaia, Belmira Marin, M’Boi Mirim e Vila Natal, na Zona Sul. Já na Zona Leste, passarão pelas avenidas Celso Garcia, Perimetral Itaim Paulista/São Mateus, Radial Leste, Perimetral Bandeirantes e Salim Farah Maluf. Também serão licitados 11 terminais de ônibus.
Catracas/ A licitação prevê novidades, como o aumento da velocidade média dos ônibus e menos tempo de viagem, graças a faixas de ultrapassagem e cobrança da tarifa antes do embarque, provavelmente em catracas nas plataformas.
Em alguns trechos, serão implantadas ciclovias. As vias públicas terão aterramento de fiação e reforma das calçadas. Podem ocorrer desapropriações em alguns trechos.
Pelo cronograma, a fase de licitação e desenvolvimento do projeto vai até setembro deste ano. No segundo semestre acontece a pré-qualificação e a licitação da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *