Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
19/03/2024
|

Preços de imóveis na capital paulista devem ficar estáveis, segundo especialistas

Posted by Fred Rangel
Comment
13
maio

Maio/2013 – UOL

Apesar da alta dos preços dos imóveis na capital paulista nos últimos cinco anos, a avaliação que se faz hoje do mercado é de que preços não devam cair, mas sim ficar estáveis, como explica o Economista Chefe do Sindicato da Habitação (Secovi), Celso Petrucci. “Os preços chegaram ao momento ideal e a tendência é de que deixem de crescer como nos últimos anos e sigam a variação de índices como INCC e IPCA.
O coordenador do Núcleo de Mercado Imobiliário (Real State) da Poli-USP, João da Rocha Lima Júnior, concorda que os valores cobrados pelos imóveis passam por um momento de relativamente tranquilo. Mas tudo depende se a economia brasileira vai seguir estável, com emprego e renda para quem compra e precisa investir em um financiamento de longo prazo.
Fatores que influenciam nos preços dos imóveis
O professor da Poli-USP explica que o que o preço dos imóveis depende de três fatores principais: a oferta e procura por terrenos que está acomodada no momento; margem maior para a cobertura de riscos para as construtoras e incorporadoras e a produtividade da mão de obra nas construções, ou seja se há bons profissionais no canteiro que tem boa produtividade.
Outro item que também já fez os preços subirem é a chamada especulação imobiliária. Segundo Lima Júnior, pesquisa da Poli-USP mostra que houve um momento de alta especulação em 2010, mas que isso já se estabilizou entre 2011 e o ano passado. “No primeiro semestre de 2010, em determinados bairros da classe média da capital o preço nos residenciais chegou a ser de 12% a 16% acima do valor real”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *