Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
28/03/2024
|

Câmara aprova IPTU zero para empresas na zona leste

Posted by Fred Rangel
Comment
9
dez

Dezembro/2013 – Agência Estado

Incentivo para desenvolvimento da região é defendido por Haddad no Plano Diretor.
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (27), em segunda votação, um pacote de incentivos fiscais para empresas que se instalarem na zona leste de São Paulo. É a terceira vez em menos de dois anos que os vereadores chancelam um projeto do Executivo com benefícios para a região – outros dois fracassaram após não conseguirem atrair empresas.
Na proposta do prefeito Fernando Haddad (PT), empreendimentos ligados à prestação de serviços (call center, informática, educação e hotelaria) não pagam IPTU nem ITBI. É a grande trunfo do governo na tentativa de levar mais empregos para a região.
O desenvolvimento da região foi contemplado por Haddad na minuta do anteprojeto de lei do novo PDE (Plano Diretor Estratégico), apresentado em agosto deste ano. O programa, que é uma parte do Plano de Metas 2013-2016, projeta um crescimento mais equilibrado para a capital, com foco nos grandes corredores e na zona leste da cidade.
De acordo com o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cruz, a região mais populosa da cidade apresenta uma média de emprego local muito menor do que as demais áreas da capital. Assim, com incentivos urbanísticos, de transporte e fiscais, a prefeitura espera levar mais possibilidade à população e ao empresariado, a fim de diminuir deslocamentos.
— A gente vê que a relação entre emprego por habitante da zona leste é menos da metade da cidade como um todo, é dez vezes menor do que a região central, e é metade da região sul. É uma região que merece um melhor equilíbrio entre emprego e habitação.
Alicerce do Plano Diretor, incentivo para emprego na zona leste é aprovado
Na época, Haddad destacou que a busca com o novo PDE é garantir um reequilíbrio da cidade. Além de fornecer empregos a moradores dos bairros da região, o governo municipal espera contribuir na formação de pessoas na própria zona leste, capacitando-os para assumir os novos postos de trabalho que a prefeitura acredita serem possíveis de serem criados.
— É uma visão radical de apoio à zona leste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *