Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
26/04/2024
|

Topo gera disputa, apesar de preço alto

Posted by Fred Rangel
Comment
17
set

Folha de São Paulo – Setembro/2012

Valor pode subir ainda mais se o prédio for o único maior da região,
menor ruído está entre as vantagens desse tipo de imóvel; para urbanista, ele bloqueia a vista em volta.

Quem procura um apartamento em um prédio com mais de 30 andares e quer morar no topo precisa correr para garantir a compra, mesmo que as cifras sejam altas.
O empresário e morador de uma cobertura Jorge Alfieri, 39, comprou dois apartamentos de alto padrão assim que eles foram lançados: um no 38º andar do empreendimento Josephine Baker e outro no 32º do Camille Claudel, ambos no Jardim Anália Franco, na zona leste. “Sei que os mais altos são mais disputados.”

Ele planeja se mudar para o Josephine Baker, com 128,9 metros de altura, e vender os demais. “Um dos prazeres que tenho é apontar o edifício e falar para alguém: ‘Olha, é ali que eu moro’. Você se sente singular.”

Ainda que os residenciais despertem esse tipo de desejo, são os comerciais que figuram no topo da lista dos mais altos.

Para ter um imóvel em um andar mais alto, é preciso desembolsar mais, lembra Eduardo Della Manna, diretor de legislação urbana do Secovi-SP (sindicato de habitação).

Segundo ele, se um empreendimento é o único muito alto em uma região, o preço do seu último andar tende a variar ainda mais.

“Mesmo sendo mais caros, os apartamentos mais altos vendem mais e mais rápido, tanto pela vista quanto pelo status que representam”, afirma Celso Amaral, diretor corporativo da Geoimovel, empresa de pesquisas imobiliárias.

“A variação de preço oscila entre 15% a 20% se comparamos os primeiros andares e os últimos”, completa.

Marco Antonio Nelro, um dos sócios da construtora Porte, que comercializa empreendimentos desse tipo, rebate que, em geral, a variação é de 5% a 6% em um dos últimos andares em relação ao terceiro ou ao quinto.

No Josephine Baker, a diferença de preço entre um apartamento no quinto andar e outro no 27º chega a 8%. Para usufruir da vista de um ponto mais alto, é preciso desembolsar R$ 240 mil a mais.

RUÍDO
A vantagem de morar em um andar muito alto, que é o menor nível de ruído da vizinhança mais próxima, não significa silêncio total.

“O que acontece é que nos mais altos não se ouve muito barulho de crianças brincando ou de pessoas conversando, como ocorre mais perto do térreo. Mas existe um barulho difuso, originado do sistema viário. Fica aquele ‘zum’ característico,” diz Della Manna, do Secovi.

“A cobertura é como uma aristocracia moderna e exclusiva”, analisa Sérgio Wajman, professor de psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). “É uma questão de status, pois coloca o morador em um nível em que ele se considera melhor que os outros, algo semelhante com o que ocorre em relação a carro ou a celular.”

RUIM PARA A CIDADE

Lucila Lacreta, urbanista e diretora-executiva do movimento Defenda São Paulo, afirma que os efeitos de um empreendimento muito alto são todos negativos para a cidade. “Quem está em volta de um desses prédios tem a vista bloqueada por ele, e só o morador dali sai ganhando.”
Ela ressalta ainda que esses edifícios criam uma grande sombra e geram tráfego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *