Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
24/04/2024
|

Um trato antes da venda

Posted by Fred Rangel
Comment
4
out

Reformar a estrutura pode sim alterar para mais ou menos o valor de uma casa ou apartamento. Estudar as reais necessidades das mudanças pode ser um fator decisivo para que o proprietário não saia no prejuízo

A reforma de um imóvel deve ser algo bem pensado pelo dono, pois na hora da venda o valor pode sofrer acréscimo ou decréscimo. Estudar o que realmente precisa ser mudado faz parte do planejamento para que não haja uma desvalorização. Essa mudança deve ter como consequência, na hora da venda, a valorização do imóvel reformado. Caso contrário, o dono que deseja passá-lo à frente será prejudicado. No caso dos apartamentos, é preciso estar atento às normas do condomínio para não ocorrer problemas.

Os materiais utilizados na reforma da casa são itens indispensáveis para que a alteração do imóvel não seja feita de forma negativa. Adequar a casa ou o apartamento é a grande questão a ser pensada pelo dono e, para não haver prejuízo, tudo deve ser analisado de modo a deixar a casa como o proprietário deseja. Entretanto, não se deve esquecer que esse lugar passará a ser a moradia de uma outra pessoa logo após a venda.

No caso das mudanças que o condômino pode ou não fazer em seu apartamento não estarem explícitas, deve-se entrar em contato com o responsável pelas normas regimentais do condomínio. Afinal, todo e qualquer prejuízo advindo da obra e que se relacione com os vizinhos é de responsabilidade de quem está construindo ou reformando.

Um importante ponto para que a reforma ocorra de forma a tornar o imóvel um objeto de venda rentável é o gosto pessoal. É sempre bom lembrar que os excessos podem desvalorizar a unidade. Alternativas devem ser criadas de modo a reformar o lugar e assim não perder o valor na hora da venda. A ampliação de cômodos como a varanda ou sala de estar, por exemplo, pode acrescentar valor considerável à unidade.

Criatividade é fator aliado e optar por uma reforma prática e criativa – mas sem exageros – pode oferecer uma valorização do imóvel que trará benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra. Uma reforma em um único cômodo, por exemplo, não acarreta queda no preço, medo comum de muitas pessoas. Isso se explica porque não será a metragem do imóvel que irá diminuir. Valkiria Shimizu, corretora da Beiramar Imóveis, explica a situação. “Imóvel é igual a sapato: cada cliente procura o tamanho que o caberá sem aperto e desconforto.

A partir do momento em que o imóvel é entregue pela construtora ao cliente, não há mais avaliação da empresa que reformou e sim do proprietário. No imóvel que tenha como finalidade a venda geralmente os reparos são feitos de uma forma que agrade a todos os gostos. Implantar uma decoração que seja feita com pouca informação visual, de uma forma mais limpa, tem uma possibilidade maior de ser vendida sem desapontamento.

Bom senso evita prejuízo para o morador e seus vizinhos e reformar qualquer imóvel leva tempo, dinheiro e trabalho. Para prevenir gastos desnecessários com a própria obra ou com problemas que afetem os vizinhos, é importante procurar um profissional de confiança. A reforma para a venda do imóvel, deve ser pensada de maneira que o cliente fique satisfeito e o futuro comprador também. A avaliação do imóvel é feita de acordo com o gosto do proprietário, para atender melhor suas necessidades. Imprevistos podem acontecer, porém, ter cautela quanto à execução da reforma garantirá conforto para o proprietário, os vizinhos e o futuro morador do imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *