Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
25/04/2024
|

O PROJETO DE OSASCO

Posted by Fred Rangel
Comment
10
out

A construção do novo Paço Municipal de Osasco é uma das etapas da Operação Urbana Consorciada Tietê II (OUC Tietê II) que iniciou, juntamente com outras iniciativas municipais, a recuperação e revitalização da região central de Osasco. A delineação da área da OUC Tietê II tem como limite Leste e Oeste os complexos viários Tancredo Neves e Maria Campos. No sentido Norte e Sul, a rodovia Castello Branco e a Linha Férrea da CPTM, respectivamente. Com a implantação do novo paço, a finalização das obras da Estação Osasco da CPTM e as obras do Largo de Osasco, os setores Norte e Sul da Cidade estarão definitivamente unidos.
Além da sede da prefeitura, em si, o novo espaço também abrigará a nova sede da Câmara de Vereadores de Osasco. Concebido em formato triangular dentro de uma área total de 16 mil m² e 25 mil m² de área construída – 21 mil m² destinados ao prédio da prefeitura e mais 4 mil m² à sede da câmara –, o complexo onde estarão os dois prédios será divido em diferentes ambientes.

“É importante destacar que a construção do novo Paço Municipal ressalta a importância do Centro de Osasco e deve facilitar bastante a vida dos habitantes da cidade, já que concentrará várias secretarias municipais em um único local. Quem mais vai se beneficiar será à população que ganha mais qualidade de vida”, afirma o prefeito em exercício Faisal Cury.

No subsolo do novo paço, haverá um amplo estacionamento com capacidade para 500 veículos e um espaço reservado ao Arquivo Municipal. No piso térreo, dentro da área correspondente à prefeitura, estará uma grande praça de atendimento que concentrará todos os serviços municipais prestados à população. Esse setor também contará com guichês do Portal do Trabalhador e um grande e moderno auditório/teatro com capacidade para mais de 700 pessoas. Para dar acesso ao local, haverá um pórtico e uma bela paisagem composta por espelhos d’água, jardins horizontais e verticais, esculturas, bancos de madeira, decks e boulevards de acesso aos prédios do complexo.

Ainda no piso térreo, mas na área correspondente à Câmara, será construída uma plenária com 180 lugares para o público e todas as instalações necessárias para dar suporte ao trabalho dos vereadores, como almoxarifado, gabinetes e salas de reunião. Nessa parte do projeto, a intenção é garantir toda a infra-estrutura necessária para facilitar o desempenho das funções dos vereadores.

O novo Paço Municipal ainda contará com um terraço ecológico no qual se encontrarão uma cozinha e um grande restaurante interligados com um amplo espaço, onde estarão bancos, mesas, novos jardins com espelhos d’água, além de lounges, nichos reservados e gazebos para reuniões. O projeto do Novo Paço Municipal de Osasco marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade e sua população, além de significar a revitalização de uma grande área do território municipal e um marco na paisagem urbana da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *