Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
16/04/2024
|

Valor de imóvel em SP tem maior desaceleração em quatro anos

Posted by Fred Rangel
Comment
13
dez

Dezembro/2012 – Terra

O mercado imobiliário paulistano está passando pela maior desaceleração desde 2008, segundo dados do Índice FipeZap de Preços de Imóveis anunciados. Os números reforçam a tendência de estabilização do preço do metro quadrado em São Paulo.
“Chegamos a um momento em que os preços ainda estão subindo, mas menos. Já são os menores valores dos últimos anos. A desaceleração do mercado paulistano é evidente diante das elevações mais comportadas”, explica Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice.
Em novembro, o índice apontou um aumento de 1,16% no preço do metro quadrado dos imóveis, o sexto menor desde 2008. Das 15 menores variações apresentadas pelo FipeZap desde 2008, nove aconteceram em 2012.
No mês passado, o maior aumento foi registrado em imóveis de um dormitório (1,54%), seguido pelos de três, quatro ou mais (1,4%) e pelos de dois (1%). Para Luiz Pompéia, presidente da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio de São Paulo (Empraesp), chegou a hora de consumir o que foi produzido nos anos do boom imobiliário (2007, 2008, 2010 e 2011), e isso é notado na redução dos lançamentos em 2012 e na desaceleração do aumento dos preços.
“Já existe uma redução real nos preços de alguns bairros de São Paulo. Itaquera, por exemplo, teve uma queda de 3,5% no valor do metro quadrado. Vivemos um momento de acomodação, e acredito que nos próximos meses haverá uma queda de 10% para depois estabilizar. É o momento de retomar a consciência depois da euforia dos vendedores e compradores”, declara Pompéia.
O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados acompanha, desde janeiro de 2008, os preços de venda e locação com base nos anúncios publicados na página do ZAP Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *