Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
24/04/2024
|

De churrasqueira a sol: o que valoriza imóveis em 9 capitais

Posted by Fred Rangel
Comment
2
jul

Julho/2013 – Exame.com

Levantamento do portal imobiliário Viva Real mostra as principais exigências dos compradores de diferentes regiões do país.
As preferências de cada região
São Paulo – Levantamento feito pelo portal imobiliário VivaReal com exclusividade para EXAME.com mostra as características mais valorizadas pelos compradores em imóveis de nove capitais do país. Enquanto em Porto Alegre os consumidores fazem questão de ter churrasqueira dentro do apartamento ou no condomínio, por exemplo, em Recife um dos principais diferenciais é a fachada voltada para o nascente do sol, que evita que o imóvel fique muito quente durante o dia.
O estudo envolveu os escritórios regionais do VivaReal, que analisaram os principais critérios de busca dos usuários em cada capital. O resultado mostra que as preferências dos compradores têm relação principalmente com fatores como o clima e a cultura do local. Apesar de questões como preço e localização serem muito relevantes em qualquer região, eles não foram destacados porque o estudo visou ressaltar as especificidades de cada lugar.
Belo Horizonte (MG)
Itens e características mais buscadas: Área privativa e mais de uma vaga de garagem.
“A área privativa é como uma sala aberta, mas não chega a ser considerada como uma varanda ou terraço. O mineiro é muito social e hospitaleiro e gosta de fazer confraternizações em casa. Por outro lado, eles são muito reservados. Então, essa área privativa é uma estrutura que permite receber bem os convidados, mas com privacidade. Eles têm, inclusive, uma preferência por imóveis maiores, mesmo com menos lazer no condomínio, porque querem receber bem as pessoas e dentro de casa” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva Real.
Curitiba (PR)
Itens e características mais buscadas: Mais de uma vaga na garagem, apartamentos com face norte e varanda fechada.
“Curitiba é uma das capitais mais frias do Brasil, por isso lá são buscados imóveis mais parecidos com os de países frios. Os compradores buscam apartamentos com face norte, que são mais ensolarados. Se o apartamento não recebe sol durante o dia, ele fica desvalorizado no mercado. Além disso, eles também buscam apartamentos com mais de uma vaga na garagem e que possuam varanda com vidro, já que por causa do frio a varanda aberta é pouco utilizada” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.
Florianópolis (SC)
Itens e características mais buscadas: Vista para o mar, churrasqueira e elevador.
“Em Florianópolis, os compradores de alta renda buscam imóveis de frente para a praia e na zona norte da ilha, como em Jurerê. Em outras faixas de renda, são priorizados imóveis com churrasqueira. Como em Floripa moram muitas pessoas de outras regiões do sul, a cultura do churrasco lá também é forte. E por se tratar de uma área litorânea, a cidade tem muitos prédios baixos, de três ou quatro andares, que não têm elevadores, por isso essa é uma exigência a mais feita na região” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.
Porto Alegre – (RS)
Itens e características mais buscadas: Churrasqueira no condomínio ou no próprio apartamento.
“Para o gaúcho, a cultura de churrasco é muito forte. Por isso, é fundamental que o prédio tenha churrasqueira e se ela estiver dentro do apartamento, esse é um diferencial que pode valorizar o imóvel. Enquanto em outros lugares a churrasqueria não é essencial, em Porto Alegre se o prédio não tiver churrasqueira, alguns compradores nem querem o apartamento.” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.
Rio de Janeiro (RJ)
Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de esportes e lazer no condomínio, localização próxima a parques ou à praia.
“Nós notamos que no Rio de Janeiro há uma cultura esportiva muito forte. Então, os compradores buscam prédios com academia, pista de corrida e imóveis que fiquem próximo à praias ou parques que permitam a prática de esportes. Isso está relacionado à cultura de vida saudável dos cariocas” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva Real.
Salvador (BA)
Itens e características mais buscadas: Infraestrutura de clube no condomínio.
“Em Salvador, às vezes os compradores preferem apartamentos modernos, com metragem menor do que os mais antigos, para ter infraestrutura no condomínio. Tem a ver com o clima e a cultura local. A piscina é muito importante por causa do calor e o espaço comunitário no prédio é muito priorizado porque os moradores gostam de convidar familiares e amigos para fazer festas e confraternizações. Em outras cidades, como São Paulo, os moradores fazem muita coisa fora de casa, mas em Salvador as pessoas gostam de fazer as coisas dentro do próprio condomínio” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva Real.
São Paulo (SP)
Itens e características mais buscadas: Localização próxima ao trabalho, mais de uma vaga de garagem e varanda.
“Para os paulistanos, morar perto do trabalho é mais importante do que uma série de outras coisas. Enquanto em outras cidades os compradores trocariam uma boa localização por um condomínio com piscina e churrasqueira, os paulistanos priorizam a localização. Além disso, como há muita oferta de lazer e cultura, as pessoas não fazem questão de ter tudo dentro casa. Por outro lado, quem tem família, em alguns casos, prioriza uma boa estrutura no condomínio. Como a cidade reúne várias culturas, nesta região não existe uma característica única que é essencial” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do Viva Real.
Recife (PE)
Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol, mais de uma vaga de garagem.
“Em Recife, os compradores procuram apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol e com boa área de lazer no condomínio. Por causa do clima quente, as pessoas preferem que o sol bata no imóvel durante a manhã, quando o clima é mais fresco, do que à tarde, para que o apartamento não esquente demais. E pelo tamanho da cidade, os moradores têm grande necessidade de usar carros, por isso também existe a exigência por mais de uma vaga para carros” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.
Fortaleza (CE)
Itens e características mais buscadas: Fachadas voltadas para o nascente do sol e área de lazer.
“As características dos imóveis mais buscados em Fortaleza são muito parecidas com as de Recife. Os compradores buscam apartamentos com a fachada voltada para o nascente do sol por causa do calor e condomínios com uma boa estrutura de lazer” – comentário de Diego Simon, vice-presidente do VivaReal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *