Rss Feed Tweeter button Facebook button Linkedin button
25/04/2024
|

Perspectivas do mercado imobiliário para 2012

Posted by Fred Rangel
Comment
5
jan

Perspectivas do mercado imobiliário para 2012

O ano está começando e o setor da construção civil pode esperar um mercado mais organizado e sustentável. E uma das perguntas é: como será que o mercado imobiliário vai se comportar? Quais as perspectivas das construtoras, imobiliárias e corretores autônomos? Os preços vão continuar a subir, ou tendem estagnar?

É fato que o déficit habitacional continua grande e a demanda ainda é maior que a oferta. Como as construtoras vão se virar com relação a escassez de mão de obra qualificada? De que forma elas se preparam para suprir essa falta? Enfim, são várias as questões que repercutiram neste ano e que podem ser diferentes em 2012.

Segundo alguns especialistas, o setor da construção civil pode esperar um mercado mais organizado, sustentável e mais equilibrado. Deixará de atuar com velocidade tão alta que estava no primeiro semestre e estará atuando de forma mais comedida, sem aquela corrida ansiosa, com compras mais responsáveis, vai continuar aquecido e com certeza ainda com clientes para comprar e imóveis para vender.

As perspectivas são as melhores possíveis: financiamento a juros baixo, demanda alta. Todos os fatores são positivos. E com relação ao aluguel vai ser um ano melhor. O ano de 2011 foi bom, mas a partir do segundo semestre, com a queda dos juros, aumentará a confiança no mercado como um todo. Como a oferta não vai subir muito mais e a demanda vai continuar crescida, a tendência é que os valores dos aluguéis subam um pouco.

Entretanto pelo valor da terra urbana e as restrições das legislações de uso e ocupação, continuará a tendência dos lançamentos de imóveis novos cada vez mais afastados dos pólos de trabalho, em zonas sem infraestrutura agravando ainda mais as questões de mobilidade e ambientais nos grandes centros urbanos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *